Preparação 4 cc

Tá afim de deixar o seu Opala/Caravan ainda mais "forte". Aqui é o lugar certo.

Moderador: sanna10

  • Advertisement

Preparação 4 cc

Mensagempor Panicalli em Dom Dez 26, 2010 9:06 pm

Boa noite senhores opaleiros!

To querendo dar uma aspirada básica no meu 4cc , mas uso o meu carro no dia a dia, não quero muito exagero!!

Porém, para isso tenho inúmeras dúvias, hehehe.

1- Qual o melhor bura? h 34, 3 E de opala ou dfv 446?

2- Instalar um cabeçote alcool ou rebaixar o meu em 2 mm ?

3- Quais válvulas? Admissão - 49,5 mm (admissao de blazer) e Escape 43,5mm (admissão do 4cc )? ou outras?

4- Qual o melhor escape, 4x2, 4x2x1 ou 4x1?

5- Comando - 272 com 110 de lobe e 7,5 de levante (ta bom ?)

6- Molas e pratos, quais?

7- Tuchos mecanicos ou hidráulicos? Qual a diferença entre eles?

8- Polir dutos do cabeçote, fazer angulos, quem faz?

9- bobina do MI faz diferença mesmo?

10 - Vale apena passar pra álcool?

Agradeço a quem puder ajudar.
Glayson Panicalli Franco

Opala 79 Cupe Branco 4cc
Panicalli
 
Mensagens: 27
Data de registro: Seg Fev 04, 2008 10:25 am
Ano de Modelo do Carro: 1979
Modelo do Carro: Opala
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 86

Advertisement

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor Cocones em Seg Dez 27, 2010 9:40 am

Panicalli escreveu:1- Qual o melhor bura? h 34, 3 E de opala ou dfv 446?


Para desempenho, 446. 3E só vale a pena se for usar Turbo.

Panicalli escreveu:2- Instalar um cabeçote alcool ou rebaixar o meu em 2 mm ?


Seu motor é a Álcool ou a Gasolina? Se for a Gasolina, mesmo rebaixando ao máximo o cabeçote não consegue-se 10,5:1 de Taxa, que seria o ideal na Gasolina... O ideal seria Pistões/Cabeçote do Alcool pois sem mexer em nada consegue-se a taxa que citei acima, podendo chegar aos 12,5:1 se for rodar na Cana.

Panicalli escreveu:3- Quais válvulas? Admissão - 49,5 mm (admissao de blazer) e Escape 43,5mm (admissão do 4cc )? ou outras?


Para uma preparação básica eu usaria válvulas originais mesmo, no máximo de Blazer na Admissão. Este lance de usar valvulas de admissão no escape é só para projetos mais agressivos...

Panicalli escreveu:4- Qual o melhor escape, 4x2, 4x2x1 ou 4x1?


4X2 bem feito de preferencia. Se puder gastar um pouquim a mais compre na Soffiato.

Panicalli escreveu:5- Comando - 272 com 110 de lobe e 7,5 de levante (ta bom ?)


Tá sim, só recomendaria algum com menos cruzamento para ter mais força em altas rotações e embaralhar um pouquim em baixa :twisted:
Usava um 272X272/108/7,5m no meu antigo 6cc e era muito bom. Consumo proximo ao original e girava bonito até 6000rpm. Lenta de 1000rpm lisinha, tropeçando muito de leve... só ouvidos mais aguçados que identificavam que "neste mato tem cachorro" hehehe.

Panicalli escreveu:6- Molas e pratos, quais?


Originais mesmo, para este porte de preparação eles aguentam numa boa.

Panicalli escreveu:7- Tuchos mecanicos ou hidráulicos? Qual a diferença entre eles?


Vou postar uma mensagem do usuário a_galvao que explica, em detalhes, a diferença entre eles:

a_galvao escreveu:difernça entre o comando de tucho mecanico e hidraulico?

Comandos para tucho mecânico

1)Trabalham com folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
2)O inicio da rampa de levantamento é precedido por rampa de velocidade constante;
3)Processo de fabricação inferior e mais simples que o de tucho hidráulico;
4)Possuem ótima precisão a 0,05 e perdendo com folgas de funcionamento;
5)Maior flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e menor flutuamento no ápice;
6)Trabalham com temperaturas menores que os de tucho hidráulico;
7)Possuem funcionamento ruidoso(principalmente quando a velocidade de abertura é elevada);
8)Trabalham com diagrama variável devido às folgas de ajuste(dilatação térmica);
9)Trabalham sem perda de lift na rampa de aceleração;
10)Produz maior torque em baixas rotações;
11)Possuem menor limite de flutuamento de válvulas;
12)Possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
13)Necessitam de manutenção das folgas de correção;
14)Possuem diagramas mais flexíveis devido ao maior torque disponível em baixas rotações;
15)O mecanismo de acionamento das válvulas é mais robusto, mais barato e mais confiável;
16)Sofrem menor desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
17)Permitem pequenos erros nos cálculos de projeto devido a possibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste;
18)Ocasionam maior desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo;
19)Não depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
20)Não ocasiona variações de pressão no circuito de lubrificação do motor;


Comandos para tucho hidráulico

1)Trabalham sem folga entre tucho e comando ou conjunto de balancins para ajustes de diagrama;
2)O inicio da rampa de levantamento não é precedido por rampa de velocidade constante(a rampa de aceleração é ligada diretamente ao círculo base...apenas no caso de círculo base centrado);
3)Processo de fabricação superior e mais complexo que o de tucho mecânico;
4)Possuem ótima precisão a 0,05 e também com "folgas"(zero) de funcionamento;
5)Menor flutuamento de válvulas no início e no fim da abertura e maior flutuamento no ápice;
6)Trabalham com temperaturas maiores que os de tucho mecânico;
7)Possuem funcionamento silencioso;
8)Trabalham com diagrama fixo devido à inexistência de folgas de correção e à correção dos próprios tuchos;
9)Trabalham com perda de lift na rampa de aceleração;
10)Produz menor torque em baixas rotações;
11)Possuem maior limite de flutuamento de válvulas;
12)Não possibilitam ajustes diferenciados no caso de comando com ressaltos iguais;
13)Necessitam de manutenção dos tucho que eventualmente entopem;
14)Possuem diagramas menos flexíveis devido ao menor torque disponível em baixas rotações;
15)O mecanismo de acionamento das válvulas é menos robusto, mais caro e menos confiável;
16)Sofrem maior desgaste que os de tucho hidráulico(se o material for o mesmo);
17)Não permitem erros nos cálculos de projeto devido a impossibilidade de corrigi-los por intermédio das folgas de ajuste que não existem;
18)Ocasionam menor desgaste das sedes de válvulas e demais componentes do mecanismo;
19)Depende de boa pressão de óleo para um bom funcionamento;
20)Causa variações de pressão no circuito de lubrificação do motor;

OBS.1: Comnado HIDARULICO trabalha com tucho HIDRAULICO e ou MECANICO.
Comnado MECANICO trabalha APENAS com tucho MECANICO.

OBS. 2: Se a troca for feita da forma correta não há problema algum...apenas deve-se atentar para as vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema.


Resumo da Opera: Se for preparar, Tucho Mecanico. Não perdem a eficiência em rotações mais altas porém exigem manutenção periodica, além de ter o famoso tec-tec durante o funcionamento (inferno para uns, alegria para outros).

Panicalli escreveu:8- Polir dutos do cabeçote, fazer angulos, quem faz?


Mande o cabeçote para a Paula Faria... o resto é resto

Panicalli escreveu:9- bobina do MI faz diferença mesmo?


A ponto de valer a pena gastar mais de 100 reais nela? Não, não faz.
Use a cilindrica original vermelha (de ignição eletronica) ou então alguma mais forte (MSD Blaster por exemplo).

Panicalli escreveu:10 - Vale apena passar pra álcool?


Cara, depende muito. Se for usar taxas altas, só o Álcool irá resolver seu problema.
Fazendo uma analise fora do contexto de preparação, vale a pena em pensar que, além de poluir menos, a chance de encontrar Álcool adulterado é menor e mesmo quando adulterado faz menos estrago no motor (Na Gasolina usam solventes, no Álcool colocam mais água).
Agora se for analisar no contexto econômico ai o trem pega... pois pelo menos na minha área aqui, o litros de Álcool está quase 2 reais. Complicado viu :|

Abraços!
Opala Coupe 77 250-S / Chevette 76
Imagem
Avatar de usuário
Cocones
 
Mensagens: 1447
Data de registro: Ter Mai 30, 2006 8:21 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Ano de Modelo do Carro: 1977
Modelo do Carro: Opala
Cilindros: 6 cilindros
Nome/Apelido do Carro: Maria Rosa

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor anderson fernandes em Seg Dez 27, 2010 11:34 pm

Perfeito!! :mrgreen: Rrrsssss!!
OPALA: PRAZER EM DIRIGIR CONTRA O TEMPO...
Imagem
Avatar de usuário
anderson fernandes
 
Mensagens: 2338
Data de registro: Sáb Set 23, 2006 1:40 am
Localização: Belo Horizonte.
Ano de Modelo do Carro: 1972
Modelo do Carro: Opala cupê(ASPIRADO)
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 180

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor Panicalli em Ter Dez 28, 2010 8:14 pm

Cocones, muitissimo obrigado por sua contribuição.

Em relação a carburação, axo que serão 2 solex, conversei com o P.E. e acho que esta é a melhor opção.

Ah, atualmente meu motor é Gasolina..

Colocar valvulas da adm. no escape é demais? Não ajuda a respirar melhor não?

Em relação ao comando, eu gostaria que ele embaralhasse um bocado, não a ponto de incomodar no uso diário. Na minha opinião, não adianta ter um comando instalado e ter uma lenta lisinha, tem que embolar um bocado.

em relação aos tuchos, deixarei por conta do preparador, apesar de gostar do barulho do TEC TEC...

Tem uma coisa que esqueci de perguntar:

Utilizando o 4x2, qual a melhor configuração do abafador (es)?

Dois abafadores de alfa ou um abafador com 2 entradas e 2 saidas?

Quero um ronco grave e alto (mas sem exagerar DEMAIS, exagerar um pouco pode, hehe)


Ninguém sabe de um cabeçote preparado a venda não?

Abraço....
Glayson Panicalli Franco

Opala 79 Cupe Branco 4cc
Panicalli
 
Mensagens: 27
Data de registro: Seg Fev 04, 2008 10:25 am
Ano de Modelo do Carro: 1979
Modelo do Carro: Opala
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 86

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor Panicalli em Qua Mai 16, 2012 8:41 am

Pessoal,

o que fiz no meu opala:

- 4x2 com escape acabando antes do eixo traseriro com um abafador 2x2.
- Bobina do gol MI
- DDVF 446
- Rebaixei 2 mm no cabeçote (gasolina e usando gasolina mesmo)

Quero preparar o cabeçote colocando as valvulas de Blazer na adm, polir, e fazer angulo (me indicam alguem alem do P.E)

O pior eh que nenhum mecânico deixou o carro afiado, não senti quase nada de diferença e o carro não passa de 6 km/l andando bem suave. (bebe e não anda)
Glayson Panicalli Franco

Opala 79 Cupe Branco 4cc
Panicalli
 
Mensagens: 27
Data de registro: Seg Fev 04, 2008 10:25 am
Ano de Modelo do Carro: 1979
Modelo do Carro: Opala
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 86

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor Sérgio_Monteiro em Qua Mai 16, 2012 10:54 am

Panicalli escreveu:Pessoal,

o que fiz no meu opala:

- 4x2 com escape acabando antes do eixo traseriro com um abafador 2x2.
- Bobina do gol MI
- DDVF 446
- Rebaixei 2 mm no cabeçote (gasolina e usando gasolina mesmo)

Quero preparar o cabeçote colocando as valvulas de Blazer na adm, polir, e fazer angulo (me indicam alguem alem do P.E)

O pior eh que nenhum mecânico deixou o carro afiado, não senti quase nada de diferença e o carro não passa de 6 km/l andando bem suave. (bebe e não anda)


Olhe, na verdade você ganhou alguns cavalos com essa configuração, mas nada muito significativo.
Você melhorou a vazão dos gases do escape com o 4x2, isto te dá alguns poucos cavalos, mas nada muito significativo. Melhorou a qualidade das faíscas com a bobina do Mi, melhorando a queima do combustível, isto se não me engano te dá um pequeno aumento, mas pouco perceptível, na verdade vc sente que o carro melhora e fica mais estável no funcionamento. A DFV 446 é um bom carburador pra este tipo de preparação, mas tem que estar bem afinada e acertada (sem folgas, retificada, sem entradas de ar falso e com a giglagem correta pro seu motor). Uma boa casa de carburadores faz um serviço no seu bura e fica ótimo (Indico a AVANTE CARBURADORES em SP). Você rebaixando seu cabeçote consegue mais taxa, que é importante pra conseguir alguns cavalinhos a mais, mas acho que falta alguns itens primordiais pra aproveitar. O que falta na sua configuração é um bom comando de válvulas (indico o 525B da Iskenderian que tem 278º) com tuchos mecânicos (Crower) e pra aguentar e não ter risco de quebra, umas molas duplas (Iskenderian 6005). Com isto (comando + tuchos + molas duplas) acho que completaria sua preparação e vc iria sentir que seu carro ficou muito mais esperto. Um dos itens mais importantes em uma preparação é o comando, ele dita o resto da preparação. Então tá ai minha opinião. Se quiser gastar um pouquinho mais, pode trocar seu carburador por uma weber40 ou speed40 (são o mesmo projeto e a mesma coisa).

Abraços
Imagem
"Embeleza os seus olhos, tá ligado..."
Avatar de usuário
Sérgio_Monteiro
 
Mensagens: 123
Data de registro: Dom Fev 14, 2010 3:39 pm
Localização: Governador Valadares - MG
Ano de Modelo do Carro: 1978
Modelo do Carro: Comodoro
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 89

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor opala73 em Qui Mai 17, 2012 11:37 am

Panicalli escreveu:Pessoal,

o que fiz no meu opala:

- 4x2 com escape acabando antes do eixo traseriro com um abafador 2x2.
- Bobina do gol MI
- DDVF 446
- Rebaixei 2 mm no cabeçote (gasolina e usando gasolina mesmo)

Quero preparar o cabeçote colocando as valvulas de Blazer na adm, polir, e fazer angulo (me indicam alguem alem do P.E)

O pior eh que nenhum mecânico deixou o carro afiado, não senti quase nada de diferença e o carro não passa de 6 km/l andando bem suave. (bebe e não anda)


Amigo, somente colocar valvulas maiores nao vai adiantar... vai é ficar pior para um comando original. Valvulas maiores sao pra comandos mais bravos... Vc primeira coisa a fazer agora é colocar um comando mais bravo e aí sim mexer no cabeçote, e dependendo do comando deixe as valvulas originais, so trabalho nos dutos.
DANIEL

Opala Especial 73 cupé 4 cil
Comodoro Cupé 86 4.400
Diplomata 4 portas 87 250-S
Imagem
opala73
 
Mensagens: 522
Data de registro: Qui Jan 26, 2006 5:42 am
Localização: Belo Horizonte
Ano de Modelo do Carro: 0
Potência - Cavalos - CV: 0

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor Gabriel Cupim em Qua Mai 23, 2012 1:23 pm

Pessoal, quanto vai no total essa preparação básica citada aí nos exemplos?

- 4x2 escape
- DVF 446
- Rebaixar 2 mm no cabeçote (gasolina e usando gasolina mesmo)
- Comando 272
- passar os tuchos para mecânicos ao invés de hidráulicos

?

Uns 1500 barão mais ou menos?
Avatar de usuário
Gabriel Cupim
 
Mensagens: 203
Data de registro: Qua Jan 06, 2010 3:24 pm
Localização: Venda Nova - BH
Ano de Modelo do Carro: 1979
Modelo do Carro: Comodoro
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 89
Nome/Apelido do Carro: ComoAdoro

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor diegocaetano em Qua Mai 23, 2012 2:19 pm

Gabriel Cupim escreveu:Pessoal, quanto vai no total essa preparação básica citada aí nos exemplos?

- 4x2 escape
- DVF 446
- Rebaixar 2 mm no cabeçote (gasolina e usando gasolina mesmo)
- Comando 272
- passar os tuchos para mecânicos ao invés de hidráulicos

?

Uns 1500 barão mais ou menos?


446 com coletor sai por uns 700,00
4x2 na brigadeiro 800,00
Bobina MI 90,00
Tucho deve ser uns 20,00 cada (são 8 tuchos)
O trabalho no cabeçote deve sair por uns 500,00
O comando depende da marca, mas acho que da pra morrer em uns 500,00 em um comando bom
"Se ver um desse no seu retrovisor, reze, pois correr nao adianta"
Imagem
Avatar de usuário
diegocaetano
 
Mensagens: 110
Data de registro: Qua Mar 24, 2010 4:15 pm
Localização: BH - Pampulha
Ano de Modelo do Carro: 1979
Modelo do Carro: Opala Comodoro
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 89
Nome/Apelido do Carro: Pe de pano

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor Gabriel Cupim em Qua Mai 23, 2012 7:42 pm

Caramba!
Quase 3000 conto uma preparação simplezinha!

Bem mais caro do que eu imaginei, vai demorar mais do que eu estava planejando : (


Putz, o escapamento em si, estou bobo de ver o preço, achei que fosse mais barato.
Avatar de usuário
Gabriel Cupim
 
Mensagens: 203
Data de registro: Qua Jan 06, 2010 3:24 pm
Localização: Venda Nova - BH
Ano de Modelo do Carro: 1979
Modelo do Carro: Comodoro
Cilindros: 4 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 89
Nome/Apelido do Carro: ComoAdoro

Re: Preparação 4 cc

Mensagempor RCHINNA em Sex Jun 01, 2012 9:20 am

Panicalli,

A primeira coisa que te indico é procurar um PROFISSIONAL especializado, pois somente após vê-lo funcionando vai indicar o que será necessário para o seu carro. Podemos projetar muitas configurações aqui, desde uma bem leve até uma para pista, mas sem ver como seu carro está e imaginando o que você está achando fica um pouco complicado. Talvez o que está faltando no seu carro agora é só o acerto. Fica a dica!
Precisando estamos ae!!!
Abraço.
http://www.wix.com/rrchinna/rchinna
Imagem
Rua Fernando Ferrari, 245 - Planalto - BH/MG (31) 3495-5557
http://www.facebook.com/oficinarchinna
Avatar de usuário
RCHINNA
 
Mensagens: 176
Data de registro: Qua Jan 27, 2010 12:18 pm
Localização: BH-MG
Ano de Modelo do Carro: 1975
Modelo do Carro: Cupê
Cilindros: 6 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 190
Nome/Apelido do Carro: Black Bird


Retornar para Preparação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

  • Advertisement


cron