4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Tá afim de deixar o seu Opala/Caravan ainda mais "forte". Aqui é o lugar certo.
leandroWacha
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4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor leandroWacha » Dom Dez 28, 2008 11:29 am

Tenho uma turbina .42 .48 garret para utilizaçao em motores s4t MAXION diesel de d20 e algumas Silverados estou querendo montar ela na minha caravan será q se eu pegar e colocar essa turbina vai demorar encher ou vai encher muito rápido pois não entendo de turbinas e acho q minha dfv com uma turbina vai ser um casamento perfeito. só fico triste pq vou ter q tirar meu 6x2...

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Cocones
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor Cocones » Seg Dez 29, 2008 3:42 pm

Cara... más noticias:
Turbina com carcaça fria .48 é muito pequena para um 6 Cilindros. Normalmente o pessoal usa Turbinas .60 para cima. Neste caso, caso você instala-se mesmo assim, ela encheria muito cedo e amarraria o carro em alta... sem contar que ela em sua faixa de uso sempre trabalharia em Overlap, isto é, acima da rotação ideal de uso.
Outro problema é pressurizar a DFV... infelizmente por experiências relatadas na Internet, é algo que não dá certo... dizem que a mesma vaza por todos os lados, inviabilizando a pressurização.

Caso ainda queira Turbinar seu 6 Cilindros, teria que trocar a Turbina por outra maior e usar outra carburação (3E, H-34 ou W40).

Acho que esta Turbina sua casaria muito bem com algum AP, o que facilitaria sua venda para aquisição de outra :)
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Darlan carlos rocha
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor Darlan carlos rocha » Seg Dez 29, 2008 9:24 pm

Eu ja ouvir falar muito de turbo pra 6cc e .70 e weber 40 dizem qui fica bom!

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Cocones
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor Cocones » Seg Dez 29, 2008 10:55 pm

Darlan carlos rocha escreveu:Eu ja ouvir falar muito de turbo pra 6cc e .70 e weber 40 dizem qui fica bom!


Pois é, esse é o "ideal"
Porém só nisso ai vai quase 2000 reais... (mil da Turbina, mil da Weber+Coletor) :cry:
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LeoBontempo
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor LeoBontempo » Qui Mai 12, 2011 8:33 pm

Mas pra conseguir potencia de um opala 6cc com uma 70 e weber 40 em um aspirado vai gastar o dobro. Com menos de 1 kg da pra chegar a uns 300 cv. Opala aspirado é bom mas turbo é melhor ainda.

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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor a.foureaux » Sex Mai 13, 2011 8:30 am

Cocones escreveu:Cara... más noticias:
Turbina com carcaça fria .48 é muito pequena para um 6 Cilindros. Normalmente o pessoal usa Turbinas .60 para cima. Neste caso, caso você instala-se mesmo assim, ela encheria muito cedo e amarraria o carro em alta... sem contar que ela em sua faixa de uso sempre trabalharia em Overlap, isto é, acima da rotação ideal de uso.
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Acho que esta Turbina sua casaria muito bem com algum AP, o que facilitaria sua venda para aquisição de outra :)


DFV vaza só com a pressão da bomba de combustível mecânica. Imagina com uma turbina empurrando!
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor Cocones » Sex Mai 13, 2011 9:14 am

a.foureaux escreveu:
Cocones escreveu:Cara... más noticias:
Turbina com carcaça fria .48 é muito pequena para um 6 Cilindros. Normalmente o pessoal usa Turbinas .60 para cima. Neste caso, caso você instala-se mesmo assim, ela encheria muito cedo e amarraria o carro em alta... sem contar que ela em sua faixa de uso sempre trabalharia em Overlap, isto é, acima da rotação ideal de uso.
Outro problema é pressurizar a DFV... infelizmente por experiências relatadas na Internet, é algo que não dá certo... dizem que a mesma vaza por todos os lados, inviabilizando a pressurização.

Caso ainda queira Turbinar seu 6 Cilindros, teria que trocar a Turbina por outra maior e usar outra carburação (3E, H-34 ou W40).

Acho que esta Turbina sua casaria muito bem com algum AP, o que facilitaria sua venda para aquisição de outra :)


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Pois é! :lol:
Não dá mesmo!
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor 350 SS » Seg Mai 23, 2011 12:56 pm

Uma pequena previa...
A turbina dita pelo colega é praticamente pra carros 1.0...
Pra melhor ficar no motor ai uma .50 @ .60 é de boas...
"Discussões não se resolvem com dor nem contemplações mas,com pistões e muita potência"

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Cocones
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor Cocones » Seg Mai 23, 2011 1:08 pm

350 SS escreveu:Uma pequena previa...
A turbina dita pelo colega é praticamente pra carros 1.0...
Pra melhor ficar no motor ai uma .50 @ .60 é de boas...


Apesar de apenas esta medida ser um pouco vaga, o que o pessoal mais usa é a famosa .70
Tava afim de montar um Turbo... :/
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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor RCHINNA » Seg Mai 23, 2011 3:04 pm

RETIRADO DO SITE: http://www.turbocar.com.br/dicas-de-preparacao/turbinas-como-escolher/

Turbinas – Como escolher
Publicado por Turbocar | 3 de novembro de 2003 – 0:56 - Seção: Dicas

Umas das perguntas que mais escutamos das pessoas que querem turbinar um carro é: Qual turbina uso para um motor x?

E a maioria das respostas que escutamos é: Usa essa que é boa. Nós usamos em um carro com o seu motor e ficou bom.

Escolher turbina não é tão simples assim. Vemos que normalmente o que se faz é colocar uma Turbina porque Joãozinho da oficina X usou e pronto. Para um uso normal, qualquer turbina que for colocada vai funcionar, um pouco mais de pegada, um pouco menos de pegada, mas funciona. Mas se você quer tirar o ideal de uma Turbina, fique atento pois existem inúmeras combinações.

Me lembro a alguns anos estive em um preparador na Florida e perguntei a ele que turbina deveria usar para um motor X, na ocasião era 1.6. A resposta foi; me passa o motor, diâmetro e curso, taxa de compressão, diâmetro das válvulas, número de válvulas, diagramação do comando, peso do carro, relação de câmbio, relação do diferencial tipo do pneu, que passaremos para o fabricante da turbina e ele te manda a turbina ideal. Aquilo me deixou perplexo. Anos depois, após adquirir maior conhecimento na área, fui entender o porque de tudo.

Para resumir vamos por partes.

Existem milhares de combinações entre rotores, carcaças, eixos, etc, etc.

Eixos
É o que basicamente determina a família da Turbina, tais como T2, T3, T4 etc. Quanto maior o número, maior o eixo, e mais pesado também.

Rotores frontais

Essa é a parte mais delicada quando se trata de turbina, o rotor frontal é uma hélice, e como toda hélice tem rotação ideal de trabalho para manter um fluxo de ar adequado. Ex: Ele deve gerar tantos CFMs (cubic feet per minute, ou pés cúbicos por minuto) de ar a uma determinada pressão, para isso deve estar na velocidade ideal. Traduzindo, rotor muito grande = Turbo lag grande e subida de pressão gradativa, rotor muito pequeno = Rotação excessiva da turbina e ar demasiadamente quente. Alem disso pressão não tudo que conta. O motor respira ar e volume de ar também conta, por exemplo, um pneu de bicicleta tem 50 psi de pressão, mas se você pegar uma mangueira de ar e conectar o pneu de bicicleta a um pneu de carro que precisa estar apenas com 26 psi ele não vai encher. Portanto trabalham juntos.

Então em uma T3, por exemplo com a parte fria .42, este .42 é o A/R, isto é área sobre raio, não diz nada em relação ao tamanho do rotor. Na família das T3 podemos ter o Trim 40=APL 162, Trim 45= APL 388, Trim 50=APL 240, Trim 60 = APL 525.

Logo se alguém te falar que usa uma .42 na frente, não esta falando nada, depende do rotor que ela tem.

A/R de escapamento
Os Ars como são chamados, são área sobre raio. São aqueles, .36, .48, .63, .82, 1.04, etc. De um modo geral o erro que se comete é usar um rotor dianteiro muito grande, aí a pegada vem muito alta, aí para tentar consertar o erro, vai se diminuindo o AR traseiro, matando a alta do carro. De um modo geral, pouca pressão AR pequeno, muita pressão AR grande.

Como fazer então com tantas combinações?

Existem programas de computador que facilitam o serviço, mas primeiro de tudo temos que definir algumas coisas. Primeiramente temos que saber qual a pressão que vamos usar, sejamos conservativos, pressão não é potência, o motor tem outros truques para tirar potência, como cabeçotes preparados, etc. Então vamos definir uma pressão de digamos 1 Kg. É extremamente importante que se defina a pressão máxima que se vai usar, porque tudo gira em torno disso, então não diga; vou usar 1 Kg daqui a três meses subo para 1.3Kg e se não gostar subo para 1.6 Kg, neste caso você teria que usar 3 Turbinas diferentes.

Tendo o motor, a pressão, a RPM máxima, podemos ir nos mapas de eficiência do compressor e determinar qual o rotor ideal, se é um Trim 40 ou 45, etc. O mapa não mente, é a melhor forma de definir a Turbina.

Mas como leitura de mapas e tabelas também requer conhecimento técnico, nós vamos facilitar as coisas (além do que nós temos o programa da Garret que facilita o trabalho) e passar um macete.

É Importante ressaltar que aqui é um ponto de partida, pequenas variações podem ser necessárias.

A tabela é para carros de rua

Motor RPM Max Intercooler Pressão Turbina

1.8 6600 não 0.7 Kg T2 Trim 60 AR descarga .60
1.8 6600 sim 1 Kg APL 388 com AR descarga .63
1.8 6600 sim 1,4 Kg APL 240 com AR descarga .82
1.9 7000 sim 1.6 Kg T3 .60 AR descarga 1.06
1.9 7000 sim 2 Kg TO4 V1 AR descarga .82
2.0 6600 sim 1 Kg APL 388 com AR descarga .63
2.0 6600 não 1 Kg APL 388 com AR descarga .48
2.0 6600 sim 1.4 Kg APL 525 com AR descarga .82

Nossos agradecimentos ao Homero da HZL turbinas.
http://www.wix.com/rrchinna/rchinna
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Rua Fernando Ferrari, 245 - Planalto - BH/MG (31) 3495-5557
http://www.facebook.com/oficinarchinna

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Re: 4100 Turbo alguem entende de turbinas ai???

Mensagempor antonio mattos » Sex Mai 27, 2011 2:01 am

Amigo, eu cheguei a montar um kit para colocar na minha caravan, e o seguinte.

Para motor com miolo original pode colocar uma .70/.84

Se o motor for forjado e vc quiser abusar do parafuso da alegria coloca uma .58R/1.00

eu tive ambas turbinas, a .70 e enorme, mas a .58R e gigante

se colocar menor que 70/84 so de manobrar a turbina ja vai estar pressurizando e na alta ela não vai render quase nada

Segue umas fotos

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PS meu tenis é 42

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Agora sobre carburador no minimo uma Weber 40

olhe nas fotos a diferença de uma weber 40 para um 3E de opala 6cc e não de ap 2.0, o 3E vai ter que arromba ele bonito e na alta ainda ta arriscado a dar falta

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Agora se quer mesmo montar um 6cc turbo "basico" separa ae uns 5 mil pra começar a brincar se for uma coisa mais fortinha ja vai pra casa dos 10 mil

Na minha eu comprei 7 mil de peça, e quando fui ver ainda faltava peça
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Opala Especial 4 portas 1971 (Ja era)
Opala Coupê 1978 6cil 250-S (Ja era)
Opala Coupê 1978 4cil (Ja era)

Caravan Comodoro 1984 6cil 250-S (Ja era)
Caravan Diplomata 1989 Automatic-4

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