sistema abs no opalão!!!

Tudo o que você sempre quis saber sobre a mecânica que equipa o opala e a caravan.

Moderador: sanna10

• Advertisement

sistema abs no opalão!!!

Mensagempor OPALEIRO DOIDO em Dom Fev 07, 2010 4:57 pm

E ai opalamaniacos?
Gente dando uma olhada na net eu achei um artigo falando sobre ABS no opala, gostaria de saber se alguem do clube ja colocou ou se tem a habilidade de colocar um. segueo artigo:

Tentarei de forma sucinta e esquematizada citar os procedimentos básicos para instalação de um sistema de freios ABS no Opala ou na Caravan. É claro que cada adaptação possuirá características próprias.

(texto extraído da lista opala@yahoogrupos.com.br)

As peças necessárias para a instalação são as seguintes:

■Bomba do sistema de ABS (Omega);
■Unidade de gerenciamento (Omega ou Santana/Versailles);
■Quatro sensores traseiros de rotação das rodas (Santana/Versailles);
■Relé de acionamento do sistema;
■Quatro sensores fônicos;
■Um reparo de cilindro mestre de algum veículo com ABS que tenha o mesmo diâmetro interno e curso do Opala (ou adaptar no reparo do Opala uma “central valve”);
■Chicote completo do sistema de ABS (Omega ou Santana/Versailles).
Os procedimentos de montagem:

1.Drenar todo o sistema de freio e limpá-lo;
2.Trocar o reparo do cilindro mestre por um que possua a “central valve” e fechar uma das saídas frontais do cilindro mestre com um sangrador ou tampão;
3.Instalar a bomba do ABS próxima ao cilindro mestre. Com nova tubulação, efetuar as conexões de entrada na bomba com o cilindro mestre e efetuar a ligação das saídas (ver OBS. 3);
4.Instalar o chicote, passando-o pelo interior do veículo, observando o local de instalação da unidade de gerenciamento (Omega, em baixo do banco do motorista e Santana/Versailles, em baixo do banco traseiro);
5.Desmontar os cubos dianteiros e fazer em um torno um anel adaptador, de ferro, para o anel sensor e fazer um furo com 20mm de diâmetro na placa de proteção da pinça (de forma que o furo possibilite a colocação do sensor um pouco acima do anel sensor e que também possibilite regulagem);
6.Desmontar os cubos traseiros e fazer em um torno um anel adaptador, de ferro, para o anel sensor e fazer um furo com 20mm de diâmetro no prato do freio (de forma que o furo possibilite a colocação do sensor um pouco acima do anel sensor e que também possibilite regulagem);
7.Instalar os 4 sensores, observando a folga entre o anel e o sensor, que deve estar entre 0,8 a 1,2mm (pelo fato de ser quase impossível verificar-se a folga, optei por fazer um anel de regulagem, de 1mm, que encaixei sobre o anel sensor, possibilitando que antes da montagem final, me permitisse fazer o acerto da folga, montando uma primeira vez para o aperto do sensor na posição correta e após retirando o anel de regulagem fazer a montagem final);
8.Fazer as conexões dos sensores com o chicote do ABS e a parte elétrica do carro (+ ignição, alternador, + pedal do freio, luz de anomalias do sistema e o + da alimentação, ver OBS. 1);
9.Efetuar a sangria do sistema, utilizando somente fluido de freio DOT4 ou superior, com uma mangueira transparente e válvula de sentido único, iniciando pela roda mais próxima do cilindro mestre, seguindo em sentido horário em volta do carro;
10.Ligar a chave de ignição e aguardar o auto teste do sistema.
OBS. 1: Utilize fusíveis para todas as conexões com a parte elétrica do carro, alimentação 40A, + ignição 10A, + pedal do freio 10A, luz de anomalias 2A e alternador 5A.

OBS. 2: NUNCA faça com que o fluido retorne pela tubulação por pressão aplicada manualmente nos êmbolos das pinças ou dos cilindros de roda, pois acarretará danos irreversíveis a bomba do ABS. Se for preciso trocar as pastilhas, SEMPRE abra o sangrador para afastar o êmbolo.

OBS. 3: Inscrições na bomba do ABS: VL – dianteira esquerda, VR – dianteira e R – traseira.
http://vtnc.org/?p=46
OPALA 6CC, POTÊNCIA POUCA E BOBAGEM!!!
OPALEIRO DOIDO

Data de registro: Sex Set 14, 2007 12:34 am
Ano de Modelo do Carro: 0
Potência - Cavalos - CV: 0

Advertisement

Re: sistema abs no opalão!!!

Mensagempor a.foureaux em Seg Fev 08, 2010 12:55 pm

O problema que vejo é acertar a "sensibilidade" do sistema (vinculada à pressão do sistema, eficiência dos discos / tambores, peso do carro, etc.). Essa é a maior dificuldade, senão o ABS não entra ou entra muito cedo.

Além disso temos o ABS de série nos Opalas: Até Bater Segura! Rsrsrsrs!!
Alessandro Foureaux
Caravan Comodoro 80 250S Automatic
Opala SS6 78
Belo Horizonte MG

Imagem Imagem
a.foureaux

Data de registro: Qui Jun 01, 2006 8:34 pm
Ano de Modelo do Carro: 1980
Modelo do Carro: Caravan Comodoro
Cilindros: 6 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 200
Nome/Apelido do Carro: Caravas

Mensagempor Cocones em Seg Fev 08, 2010 2:02 pm

Meu Opala veio com ABSR
(Aperta, Bomba, Solta e Reza)
hehehehehe

Brincadeiras a parte, alguém já fez tal adaptação?
Me parece interessante...
Opala Coupe 77 250-S
Imagem
email: cocones@clubeopalabh.com.br ;)
Cocones

Data de registro: Ter Mai 30, 2006 8:21 pm
Ano de Modelo do Carro: 1977
Modelo do Carro: Opala
Cilindros: 6 cilindros
Nome/Apelido do Carro: Maria Rosa

Mensagempor OPALEIRO DOIDO em Seg Fev 08, 2010 4:30 pm

Meu Opala veio com ABSR
hehehehehe

kkkkkkk nao é só o seu nãokkk o meu tb ...
OPALA 6CC, POTÊNCIA POUCA E BOBAGEM!!!
OPALEIRO DOIDO

Data de registro: Sex Set 14, 2007 12:34 am
Ano de Modelo do Carro: 0
Potência - Cavalos - CV: 0

Mensagempor sanna10 em Seg Fev 08, 2010 7:28 pm

meu ABS é pé no console, costas no banco e boa...

hehehehe

Meu Opala veio com ABSR
hehehehehe

eu que o diga, meu freio resolveu pedir ferias outro dia...
Imagem
sanna10

Data de registro: Ter Jun 27, 2006 8:49 am

Retornar para Mecânica Geral