cabeçote omega no opala?

Tudo o que você sempre quis saber sobre a mecânica que equipa o opala e a caravan.

Moderador: sanna10

• Advertisement

cabeçote omega no opala?

Mensagempor leo moreira em Ter Dez 23, 2008 7:42 pm

Ai sou novo no clube;so de 7 lagoas e fan do clube a uma data, tenho algumas duvidas

Gostaria de saber se o cabeçote do omega serve no opala;e qual beneficio ganharia com isso usano somente o cabeçote(todo montado valvulas e balancins)sendo q ele e de aluminio e sua camara de combustão e bem mais dimençionada q do opala(creio eu hehehehe.......)e to com intencão de fazer isso valew obrigado!!!!!!
leo moreira

Data de registro: Qua Nov 19, 2008 5:35 pm

Advertisement

Re: cabeçote omega no opala?

Mensagempor cezar em Qua Dez 24, 2008 7:21 pm

Olá amigo!
Serve sim.O cabeçote do Omega para andar na rua é a melhor opção pois tem arquitetura melhorada. Possui dutos individuais que proporciona melhor equalização na mistura ar/comb. Porém o cabeçote do Opala fala mais alto nas pistas pois tem capacidade maior de admitir mistura em altas rotações.

O ideal seria usar o cabeçote do Omega + injeção eletronica para ter mais resultados, senão não vejo vantagem apenas na troca dos cabeçotes.

Já fui muito em 7 lagoas...qual é seu Opala? É um 79 branco?

Abraço!
Opala, your legend will never die!
cezar

Data de registro: Qui Out 27, 2005 6:33 pm
Ano de Modelo do Carro: 1991
Modelo do Carro: Diplomata SE
Cilindros: 6 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 0
Nome/Apelido do Carro: Azulão

Mensagempor leo moreira em Sex Dez 26, 2008 8:06 pm

e ai cezar valeu!!!brigadão
perguntei pq coloquei tuchos mecanicos e comando 270º e si não me engano levante 109º(não tenho certeza)coloquei weber 446, bobina mi, bomba eletrica da 3,5bar,6x2 com abafador duplo,i e a alcool;queria retrabalhar cabeçote mais o real acabo
não o meu um diplomata verde 89 e to terminando de montar ele
já fiz funilaria tda e to terminando o motor assim q fika pronto vou postar as fotos aki!!!!!!!!
e quando vier para esses lados aki dá um toq ai blz.....
T+ abraços
leo moreira

Mensagempor Rodrigo Márcio em Qui Jan 01, 2009 12:38 pm

leo moreira escreveu:sendo q ele e de aluminio

Leo, o cabeçote do Omega é de ferro fundido, ok!
Imagem
Rodrigo Márcio

Data de registro: Dom Set 10, 2006 12:28 pm
Ano de Modelo do Carro: 1988
Modelo do Carro: Caravan Diplomata
Potência - Cavalos - CV: 450
Nome/Apelido do Carro: Caravosa II

Mensagempor leo moreira em Sex Jan 02, 2009 4:38 pm

axei q era d aluminio por ser tecnologia mais nova...rsrsrsrsrs
valew informação saber sempre e bom!!!!
t+
leo moreira

Mensagempor silvio luiz menti em Ter Jan 06, 2009 7:24 pm

Aí Léo a informação do Cezar procede.
O cabeçote do Omega só é bom com injeção eletrônica, porém ele não mensionou o fato de que só funciona bem com injeção sequencial, caso contrário haverá cilindros com mistura rica e outros com mistura pobre.
Tive esta decepção ao pesquisar sobre o cabeçote do 6 cil para o meu 4.4 com injeção. Fiz o levantamento dos dados e concluí que a sequência do funcionamento do 6 cil não permite uma mistura homogênea entre os cilindros, foi esse o motivo do Omega ter vindo com o cabeçote com os dutos de admissão separados. Tenho mais dados sobre o assunto, se interessar...
silvio luiz menti

Data de registro: Ter Dez 23, 2008 2:19 pm
Modelo do Carro: Opala
Potência - Cavalos - CV: 200

Mensagempor leo moreira em Ter Jan 06, 2009 9:16 pm

valew silvio....
resolvi investir no meu cabeçote mesmo
pois não tenho $$ para o conjunto do omega ...
mais tdo caso obrigado pela informação si vc quiser mandar os dados;ti agradeço...
att
leo
leo moreira

Mensagempor cezar em Qua Jan 07, 2009 1:04 pm

silvio luiz menti escreveu:Aí Léo a informação do Cezar procede.
O cabeçote do Omega só é bom com injeção eletrônica, porém ele não mensionou o fato de que só funciona bem com injeção sequencial, caso contrário haverá cilindros com mistura rica e outros com mistura pobre.
Tive esta decepção ao pesquisar sobre o cabeçote do 6 cil para o meu 4.4 com injeção. Fiz o levantamento dos dados e concluí que a sequência do funcionamento do 6 cil não permite uma mistura homogênea entre os cilindros, foi esse o motivo do Omega ter vindo com o cabeçote com os dutos de admissão separados. Tenho mais dados sobre o assunto, se interessar...

Bacana, também li isso...o a_galvão tava pesquisando a respeito.
Silvio, tô construindo um projeto que vai solucionar esse problema, e com o cabeçote do Opala!

leo moreira escreveu:e ai cezar valeu!!!brigadão
perguntei pq coloquei tuchos mecanicos e comando 270º e si não me engano levante 109º(não tenho certeza)coloquei weber 446, bobina mi, bomba eletrica da 3,5bar,6x2 com abafador duplo,i e a alcool;queria retrabalhar cabeçote mais o real acabo
não o meu um diplomata verde 89 e to terminando de montar ele
já fiz funilaria tda e to terminando o motor assim q fika pronto vou postar as fotos aki!!!!!!!!
e quando vier para esses lados aki dá um toq ai blz.....
T+ abraços

Então seu motor já tá bem bacana em?!
Eu te recomendo ficar com o cabeçote do Opala mesmo...
No reveillon quase que eu fui pra ae...quando eu for novamente eu te mando uma MP antes...espero que até lá eu já esteje de carango funcionando! hehe

Abraço!
cezar

Mensagempor silvio luiz menti em Qua Jan 07, 2009 4:03 pm

Aí Cezar quando tiver novidades sobre seu projeto manda pra gente aí.
O que tenho lido a respeito é que o pessoal anda injetando com a TBI da S10 mono-ponto mesmo que fica mais parecido com o funcionamento do carburador porém com o controle eletrônico. Estou aguardando a resposta de um colega que disse ter uma TBI com dois bicos, aí seria o ideal.
Se tiver novidades deixarei a par.
Vou ver se monto um demonstrativo de como funciona a má alimentação do motor 6 cil injetado e posto para vocês.
Valeu
silvio luiz menti

Mensagempor cezar em Qui Jan 08, 2009 8:22 am

silvio luiz menti escreveu:Aí Cezar quando tiver novidades sobre seu projeto manda pra gente aí.
O que tenho lido a respeito é que o pessoal anda injetando com a TBI da S10 mono-ponto mesmo que fica mais parecido com o funcionamento do carburador porém com o controle eletrônico. Estou aguardando a resposta de um colega que disse ter uma TBI com dois bicos, aí seria o ideal.
Se tiver novidades deixarei a par.
Vou ver se monto um demonstrativo de como funciona a má alimentação do motor 6 cil injetado e posto para vocês.
Valeu

Mando sim!!
Mesmo usando o sistema mono-ponto o comportameto e desempenho do carro fica superior ao sistema carburado, já vi relatos. Na minha opinião vale apena fazer um Opala com injeção mono-ponto, se souber o lugar certo onde achar as peças não saí caro. Porém o que eu estou fazendo é algo mais avançado. Pra galera que tem o motor preparado fica dificil acertar o motor 100% usando carbura(s)...é ae que temos que recorrer a estes recursos.

Aguardo seu demostrativo!

Abraço!
cezar

Mensagempor a.foureaux em Qui Jan 08, 2009 10:31 am

Com certeza a injeção single-point já é um avanço gigantesco em relação ao carburador. Só a mudança dos parâmetros de injeção / ignição em função da temperatuda do ar, do óleo, da água, da posição da borboleta, etc. que a injeção proporciona (e que são fixos no carburador) já é uma tremenda evolução.
Alessandro Foureaux
Caravan Comodoro 80 250S Automatic
Opala SS6 78
Belo Horizonte MG

Imagem Imagem
a.foureaux

Data de registro: Qui Jun 01, 2006 8:34 pm
Ano de Modelo do Carro: 1980
Modelo do Carro: Caravan Comodoro
Nome/Apelido do Carro: Caravas

Mensagempor silvio luiz menti em Qua Jan 14, 2009 7:56 pm

Aí!
Fiz um esquema mostrando o porque da má alimentação do cabéçote do Opala com injeção multi-point.
O esquema mostra somente dois ciclos de admissão do motor, pois eles vão sempre se repetindo.
Lembrar que as injeções eletrônicas não sequenciais seguem o disparo da ignição para acionar o
bico injetor, portanto a cada centelha produzida em uma das velas, haverá uma injeção de combustível em cada um dos 6 cilindros, daí a ocorrência do problema.

Cil./Ciclos 1 2 3 4 5 6

1 IA I I I I I
2 I I I I IA I
3 I I IA I I I
4 I I I I I IA
5 I IA I I I I
6 I I I IA I I
1 IA I I I I I
2 I I I I IA I
3 I I IA I I I
4 I I I I I IA
5 I IA I I I I
6 I I I IA I I

I - injeção de combustível
IA - injeção de combustível durante admissão

O diagrama refere-se a um sistema com seis bicos injetores, um para cada cilindro e é válido
para os cabeçotes de Opala com injeção eletrônica NÃO SEQUENCIAL, ou seja todas as injeções
que não forem originais de fábrica. As HIS, Fuelthec, Pandoo, etc. todas são diretas, ou seja
para cada ciclo do motor é injetado combustível para todos os cilindros.

É válido também para o cabeçote do Ômega com dutos tanto do cabeçote quanto do coletor
individuais. Porém observe que até o próximo ciclo de cada cilindro ele recebe seis injeções
de combustível. Isto é igual para todos fazendo com que seja mais fácil corrigir o problema de
alimentação neste tipo de cabeçote diminuindo o tempo de injeção até atingir um valor o mais
próximo do ideal.

Isso não ocorre no cabeçote do Opala porque os cilindros possuem uma camara de admissão para
cada dois cilindros, fazendo com que um admita o combustível do outro, fazendo com que entre os
ciclos nem todos os cilindros recebam a mesma quantidade de combustível. Perceba isso com os
cilindros 1 e 2, enquanto o cilindro 1 recebe por ciclo 4 injeçõe de combustível, o cilindro 2 receberá
8 injeções. O mesmo ocorre com os cilindros 5 e 6, O cilindro 5 recebe 8 injeções enquanto o cilindro
6 recebe apenas 4. Os cilindros 3 e 4, são os únicos que trabalham corretamente recebendo cada um
6 injeções de combustível cada um por ciclo

O diagrama abaixo serve para o cabeçote do Ômega com injeção seqüencial com cabeçote e coletor
com fluxos de admissão individual para cada cilindro. Repare que cada cilindro recebe o combustível
somente na sua vez de efetuar admissão da mistura.

Cil./Ciclos 1 2 3 4 5 6

1 IA N N N N N
2 N N N N IA N
3 N N IA N N N
4 N N N N N NA
5 N IA N N N N
6 N N N IA N N
1 IA N N N N N
2 N N N N IA N
3 N N IA N N N
4 N N N N N NA
5 N IA N N N N
6 N N N IA N N

Espero ter colaborado para a compreenção deste problema, pois eu já desisti da injeção multi-ponto para o meu motor.
silvio luiz menti

Mensagempor cezar em Sex Jan 16, 2009 9:11 am

silvio luiz menti escreveu:Aí!
Fiz um esquema mostrando o porque da má alimentação do cabéçote do Opala com injeção multi-point.
O esquema mostra somente dois ciclos de admissão do motor, pois eles vão sempre se repetindo.
Lembrar que as injeções eletrônicas não sequenciais seguem o disparo da ignição para acionar o
bico injetor, portanto a cada centelha produzida em uma das velas, haverá uma injeção de combustível em cada um dos 6 cilindros, daí a ocorrência do problema.

Cil./Ciclos 1 2 3 4 5 6

1 IA I I I I I
2 I I I I IA I
3 I I IA I I I
4 I I I I I IA
5 I IA I I I I
6 I I I IA I I
1 IA I I I I I
2 I I I I IA I
3 I I IA I I I
4 I I I I I IA
5 I IA I I I I
6 I I I IA I I

I - injeção de combustível
IA - injeção de combustível durante admissão

O diagrama refere-se a um sistema com seis bicos injetores, um para cada cilindro e é válido
para os cabeçotes de Opala com injeção eletrônica NÃO SEQUENCIAL, ou seja todas as injeções
que não forem originais de fábrica. As HIS, Fuelthec, Pandoo, etc. todas são diretas, ou seja
para cada ciclo do motor é injetado combustível para todos os cilindros.

É válido também para o cabeçote do Ômega com dutos tanto do cabeçote quanto do coletor
individuais. Porém observe que até o próximo ciclo de cada cilindro ele recebe seis injeções
de combustível. Isto é igual para todos fazendo com que seja mais fácil corrigir o problema de
alimentação neste tipo de cabeçote diminuindo o tempo de injeção até atingir um valor o mais
próximo do ideal.

Isso não ocorre no cabeçote do Opala porque os cilindros possuem uma camara de admissão para
cada dois cilindros, fazendo com que um admita o combustível do outro, fazendo com que entre os
ciclos nem todos os cilindros recebam a mesma quantidade de combustível. Perceba isso com os
cilindros 1 e 2, enquanto o cilindro 1 recebe por ciclo 4 injeçõe de combustível, o cilindro 2 receberá
8 injeções. O mesmo ocorre com os cilindros 5 e 6, O cilindro 5 recebe 8 injeções enquanto o cilindro
6 recebe apenas 4. Os cilindros 3 e 4, são os únicos que trabalham corretamente recebendo cada um
6 injeções de combustível cada um por ciclo

O diagrama abaixo serve para o cabeçote do Ômega com injeção seqüencial com cabeçote e coletor
com fluxos de admissão individual para cada cilindro. Repare que cada cilindro recebe o combustível
somente na sua vez de efetuar admissão da mistura.

Cil./Ciclos 1 2 3 4 5 6

1 IA N N N N N
2 N N N N IA N
3 N N IA N N N
4 N N N N N NA
5 N IA N N N N
6 N N N IA N N
1 IA N N N N N
2 N N N N IA N
3 N N IA N N N
4 N N N N N NA
5 N IA N N N N
6 N N N IA N N

Espero ter colaborado para a compreenção deste problema, pois eu já desisti da injeção multi-ponto para o meu motor.

Ae Silvio!

Muito bacana seu esquema! Você colocou a cada 2 ciclos.
Por ciclo seria:

cil ----------- inj
1---- 2 pulso de injeção { desbalanceamento }
2---- 4 pulso de injeção
3---- 3 pulso de injeção { OK! }
4---- 3 pulso de injeção
5---- 4 pulso de injeção
6---- 2 pulso de injeção { desbalanceamento }

Realmente eu já estava ciente deste problema...e como já falei já estamos trabalhando na solução para esse desbalanceamento da mistura entre os cilindros. É algo que atenua a interferencia da mistura nos dutos siameses...pra evitar de um cilindro roubar parte da mistura de outro.

Abraço!
cezar

Mensagempor silvio luiz menti em Sex Jan 16, 2009 9:23 am

Aí Cezar, espero que como você os outros também entendam pois as colunas ficaram desalinhadas com a linha com o número dos cilindros (eu colei do bloco de notas e quando enviei deu essa bagunça) mas é só saber que cada coluna equivale a um cilindro e boa.
Vou ver se posto as tabelas da forma correta.( se alguém souber como fazer me informe, pois fiz no word e fica pior ainda)

Valeu.
silvio luiz menti

Mensagempor cezar em Sex Jan 16, 2009 9:33 am

Pra mim fico bacana!
Você pode fazer no Excel e depois tirar uma foto usando a tecla(printscreen).
E depois colocar ela aki!

Valew Silvio!
Abraço!
cezar

Próximo