LIMPEZA DE CARBURADOR

Tudo o que você sempre quis saber sobre a mecânica que equipa o opala e a caravan.

Moderador: sanna10

• Advertisement

LIMPEZA DE CARBURADOR

Mensagempor EDUARDO AMADOR em Seg Abr 12, 2010 4:21 pm

Colegas OPALEIROS: venho pedir uma dica para limpeza de carburador, caso já tenha algum tópico falando especificamente sobre o assunto me desculpem mas eu não encontrei.
Já há algum tempo eu mesmo arrumo, regulo e limpo o meu carburador, mas gostaria de saber se tem algum produto de limpeza que os colegas possam recomendar, sempre limpei com gasolina mas já ouvi falar até em usar vinagre, dizem que é bom mas tem o tempo certo de repouso pois corre o risco de corroer o carburador.
Fico no aguardo de algum produto ou técnica que os colegas usam para uma boa limpeza no bura.
OBRIGADO!!!
Eduardo A.
Caravan Diplomata - 1990 - 4.1

Imagem
EDUARDO AMADOR

Data de registro: Seg Jan 04, 2010 12:26 pm

Advertisement

Re: LIMPEZA DE CARBURADOR

Mensagempor a.foureaux em Seg Abr 12, 2010 5:03 pm

Vinagre!? Putz. Que eu saiba se limpa com gasolina mesmo!
Alessandro Foureaux
Caravan Comodoro 80 250S Automatic
Opala SS6 78
Belo Horizonte MG

Imagem Imagem
a.foureaux

Data de registro: Qui Jun 01, 2006 8:34 pm
Ano de Modelo do Carro: 1980
Modelo do Carro: Caravan Comodoro
Cilindros: 6 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 200
Nome/Apelido do Carro: Caravas

Mensagempor EDUARDO AMADOR em Ter Abr 13, 2010 6:21 am

Fala Alessandro. Eu também achei estranho o tal do vinagre, deve ser a forma que a pessoa achou de dar uma temperada no motor, KKKKKKk....... Vinagre e algumas gotinhas de molho inglês.
Mas ta valendo, vou continuar com a gasolina já que não tem nem um produto no mercado a nossa disposição.
Eduardo A.

Imagem
EDUARDO AMADOR

Mensagempor hudsonEAA em Ter Abr 13, 2010 7:25 am

eu ja vi um topico assim nao sei se foi aqui no forum, no opala.com ou no opalaeiros do parana.
Pelo o que eu vi neste topico e um jeito bem facil vc tem apenas que desmontar tudo e mergulhar no vinagre mas nao sei os detalhes.
hudsonEAA

Data de registro: Qui Jul 19, 2007 7:03 pm

Mensagempor Cocones em Ter Abr 13, 2010 9:17 am

Nunca usei Gasolina.
Sempre pensei assim: Se gasolina realmente limpasse o carburador, ele nunca estaria sujo não é mesmo (em caso de carros que rodam na Gasolina)?

Portanto, o que eu recomendo:
Car80. Vende em latinhas tipo aerosol. Show de bola! Tira as "craca" tudo, deixando o carburador com aparência de novo.
Sem contar que desentope qualquer galeria sem muita dificuldade. Beeeem mais eficiente que usar gasolina.

Caso queria fazer uma limpeza mais a fundo, tem a opção do Àcido Muriático.
Basta comprar "Limpa Cimento" em qualquer loja de material de construção e colocar apenas as peças de metal de molho (submersa).
Coloque por no máximo 1 minuto (o ácido vai reagir com a peça, portanto, ela vai começar a "ferver") e depois jogue em alguma bacia grande com água limpa.
Este metódo é o mais agressivo, limpa MESMO o carburador porém tem que tomar muito cuidado para não esquecer a peça no ácido e nunca, em hipotese alguma, deixar algum outro material que não seja metal ir para a solução...
Recomendo este método apenas em casos extremos, em carburadores que já estão a anos e mais anos sem manutenção.

Enfim, no seu caso, só usar Car80 aliado a um bom Kit Reparo e partir para o abraço!
:)

Abração!

Obs.: Circula uma história sobre o vinagre que é a seguinte: o cidadão deixou de um dia para o outro o carburador dentro do vinagre.
No outro dia ele achou que o vizinho roubou o carburador dele.
Moral da história: Nossos carburadores são feitos de antimonio, portanto, beeem mais frágeis ao ácido do que aluminio (Holley Quadrijet) por exemplo.
Se for para apelar para o ácido, que use o mais agressivo (dentro de um certo limite) para limpar o mais rápido possivel.
Portanto, ácido muriático na veia!
Opala Coupe 77 250-S / Chevette 76
Imagem
Cocones

Data de registro: Ter Mai 30, 2006 8:21 pm
Ano de Modelo do Carro: 1977
Modelo do Carro: Opala
Nome/Apelido do Carro: Maria Rosa

Mensagempor Marcones em Ter Abr 13, 2010 11:13 am

Saudações,

Uma vez eu levei pra um mecanico limpar o meu bura, quando foi buscar ele disse que estava muito sujo e precisou usar fluido de freio, achei estranho...
Agora já lee num forum que algumas pessoas usam W40, com o motor ligado da uns esguicho dentro do bura e aceleram; penso que não seja uma boa idéia pois dependendo da sujeira pode e dar mais problemas.

Abraço,
Marcones>
Diplomata 88 4 portas 4.1/S Preto
"Venha para o lado negro da força"
'Leve a vida na esportiva"
Marcones

Data de registro: Ter Mar 13, 2007 12:00 pm
Ano de Modelo do Carro: 1988
Modelo do Carro: Diplomata 4.1/S
Potência - Cavalos - CV: 135
Nome/Apelido do Carro: Metal Nobre

Mensagempor a.foureaux em Ter Abr 13, 2010 11:33 am

Cocones escreveu:Nunca usei Gasolina.
Sempre pensei assim: Se gasolina realmente limpasse o carburador, ele nunca estaria sujo não é mesmo (em caso de carros que rodam na Gasolina)?

Portanto, o que eu recomendo:
Car80. Vende em latinhas tipo aerosol. Show de bola! Tira as "craca" tudo, deixando o carburador com aparência de novo.
Sem contar que desentope qualquer galeria sem muita dificuldade. Beeeem mais eficiente que usar gasolina.

Mais ou menos Cocones, porque o que suja o carburador não é propriamente a gasolina, mas as impurezas (gomas e vernizes) contidas nela e que sobram após a evaporação do solvente. A gasolina dissolve essas impurezas.

Quando ao CAR 80 eu também recomendo. Já usei com o carbrador montado mesmo e melhorou bastante.
Alessandro Foureaux
Caravan Comodoro 80 250S Automatic
Opala SS6 78
Belo Horizonte MG

Imagem Imagem
a.foureaux

Data de registro: Qui Jun 01, 2006 8:34 pm
Ano de Modelo do Carro: 1980
Modelo do Carro: Caravan Comodoro
Potência - Cavalos - CV: 200
Nome/Apelido do Carro: Caravas

Mensagempor EDUARDO AMADOR em Ter Abr 13, 2010 4:06 pm

Obrigado pelas dicas pessoal! Procurei saber um pouco mais sobre o CAR 80 e as pessas falaram bem do produto, além de não ter que desmontar tudo para fazer a limpeza, claro que esse produto é indicado para um carburador que não esteja ha muito tempo sem limpar, como disse o cocones.
Irei compra-lo esta semana e dar uma geral no bura para que a barca suba bunito a BR dia 18/04 :P :lol:
Eduardo A.

Imagem
EDUARDO AMADOR

Mensagempor Cocones em Qua Abr 14, 2010 3:41 pm

EDUARDO AMADOR escreveu:Obrigado pelas dicas pessoal! Procurei saber um pouco mais sobre o CAR 80 e as pessas falaram bem do produto, além de não ter que desmontar tudo para fazer a limpeza, claro que esse produto é indicado para um carburador que não esteja ha muito tempo sem limpar, como disse o cocones.
Irei compra-lo esta semana e dar uma geral no bura para que a barca suba bunito a BR dia 18/04 :P :lol:

FINO DEMAIS!
Quero ver a Caravan comendo estrada com a saúde impecavel que sei que ela tem heheeheh.
Enfim, no seu caso que o Bura ta bom, usa Car80 mesmo e seja feliz.
Desmonta tudo, borrife, passe um pano para tirar a sujeira e seja feliz! Nos dutos internos, só jogar o Car80 e deixar agir que fica show.
Para limpar os gigles eu uso aqueles limpadores de fogão (que sempre tem um tio no centro berrando: "limpa e desentope seu fogão a gás!" :lol: ). Fica baum também!

Abrax
Imagem
Cocones

Mensagempor jose martins em Qua Abr 14, 2010 4:16 pm

limpo meu carburador com criolina 2 dias submerço na mesma faço isso a mais de 20 anos sem problema jose martins comodoro 79....................
jose martins

Data de registro: Sex Fev 15, 2008 4:06 pm

Mensagempor Cocones em Qua Abr 14, 2010 6:49 pm

jose martins escreveu:limpo meu carburador com criolina 2 dias submerço na mesma faço isso a mais de 20 anos sem problema jose martins comodoro 79....................

O problema da Criolina é o mesmo do Ácido:
Não pode nem sonhar em ter alguma peça de plástico/borracha ou do tipo no meio, pois se não dissolve.
Sem contar o cheiro... :?

Mas é uma boa alternativa também. Nunca fiz, mas muitos amigos já me falaram bem de tal tecnica :)
Imagem
Cocones

Mensagempor Glauber em Qui Abr 15, 2010 8:30 am

Cocones, eu vi em outros topicos vc dizendo que queria fazer uns tutoriais pros mais leigos ( assim como eu :wink: )...
Faz um tbm de como limpar o bura!
hahahaha
Valew!
"Por isso eu corro demais..." - Roberto Carlos
Imagem
Glauber

Data de registro: Seg Jan 04, 2010 11:39 am
Ano de Modelo do Carro: 1983
Modelo do Carro: Opala Comodoro
Potência - Cavalos - CV: 149
Nome/Apelido do Carro: Darth Vader

Mensagempor Cocones em Qui Abr 15, 2010 8:44 am

Glauber escreveu:Cocones, eu vi em outros topicos vc dizendo que queria fazer uns tutoriais pros mais leigos ( assim como eu :wink: )...
Faz um tbm de como limpar o bura!
hahahaha
Valew!

Então, a ideia é organizar uma sessão com tutoriais bem detalhados.
O meu maior problema agora é que estou meio atarefado. Mas pode ficar tranquilo que o que for da minha alçada será feito :)
Tudo é só uma questão de tempo :D
Imagem
Cocones

Mensagempor Glauber em Qui Abr 15, 2010 8:50 am

Beleza!
Fico no aguardo...rerere
Abraço!
"Por isso eu corro demais..." - Roberto Carlos
Imagem
Glauber

Data de registro: Seg Jan 04, 2010 11:39 am
Ano de Modelo do Carro: 1983
Modelo do Carro: Opala Comodoro
Potência - Cavalos - CV: 149
Nome/Apelido do Carro: Darth Vader

Mensagempor Thiago Treta em Qui Abr 15, 2010 11:56 am

Outra forma de limpar o Carburador é usando Thinner, eu não sei se alguem aqui já tentou mas meu mecânico usou no meu e disse que era muito bom e que era o melhor para limpar

Mas ele não mergulha nem deixa de molho no Thinner a limpeza foi feita com o carro funcionando e pingando ao poucos para queimar junto com a gasolina, ele jogava e acelerava e dava pra ver que ia melhorando o rendimentodo Carburador

a gente tambem usou o Thinner para limpar o Coletor e a sujeira sai facil por ser um removedor. Alguem conhecia esta tecnica ou já usou?
Thiago Treta

Data de registro: Qui Ago 31, 2006 12:36 am
Ano de Modelo do Carro: 0
Potência - Cavalos - CV: 0

Próximo

Retornar para Mecânica Geral