por Mota em Dom Dez 14, 2008 8:17 pm
Oreganado, tenho a mesma linha de pensamento do Six Shot: Se quer fazer bem feito faça você mesmo. Sou daquele que adora ganhar ferramenta de presente. Entro numa Cofermeta da vida e saio triste por não poder comprar a loja toda rsrsrs. Sempre que posso compro ferramenta pra ter o meu próprio "cantinho de brincadeira"... compressor, máquina de solda, maçarico, multÃmetro, chaves e chaves. Falta um bom macaco, esmeril e lixadeira. E cobrir a bendita garagem pra eu poder passar horas e horas mexendo nos meus carros.
Quando se fala em carro do inÃcio dos anos 90 pra baixo, o dono tem que ser autoditata. E o que não falta é material teórico pra entender e começar a fuçar. E eu te falo, dá pra aprender mesmo até sem professor. Posso atestar com certeza que muitos aqui da lista conhecem de Opala mais do que muito cara aà que trabalha em oficina e se diz "mecânico".
Levar em oficina só se for por falta de ferramenta especial e/ou por falta de conhecimento técnico suficiente. Principalmente os chamados "auto-center"... oficinas bonitas, chão brilhando, TV, etc. Não passam de substituidores de peças e só sabem mexer nessas merdas de carros de hoje, que são de plástico. Foi-se a época de mecânicos que realmente trocavam ou consertavam a peça com o foco do defeito. Hoje, se vc está com problemas de freios, te mandam trocar discos, reparos, cilindro-mestre, etc. Aà o problema permanece e têm a cara de pau de falar: "pelo menos vc fica com tudo novo... fica mais fácil descobrir agora o que é..." Aà o pulo do gato: ao invés de vc falar "é mesmo..." fala assim: "Então tira suas peças e volta com tudo no lugar. Deixa como estava pois se o problema continua é pq não é nada que você trocou. Você não sabe aonde é o problema e está indo pela sorte"
Levar Opala ou qualquer carro antigo em auto-center só se for pra fazer serviço do tipo trocar óleo, alinhar faróis, colocar gás no AC, etc.
Além de ser gostoso mexer com as máquinas, pode-se economizar bastante.
Sinceramente, um serviço de longarina por 180,00 dá pra desconfiar. A oferta é muito boa pra ser verdade.
Carro puxar pro lado pode ser alinhamento, como também pode ser disco empenado. Ou na pior das hipóteses pode ser uma barra de direção ou ponteira.
Amortecedor é a parte fácil de substituir.
Bura.... Meu bura é um 3E e acredite: até hoje não encontrei ninguém que faça uma boa regulagem nele... nem perco tempo procurando mais. Eu mesmo limpo e regulo.
Então, não desista do seu sonho. O fórum está aqui pra isso mesmo. Sempre que um tem uma dúvida sobre mecânica, elétrica ou funilaria sempre tem outro apto a responder com ótimas dicas.
Boa sorte!!!