Colocando motor 6cc no carro

Tá afim de deixar o seu Opala/Caravan ainda mais "forte". Aqui é o lugar certo.

Moderador: sanna10

• Advertisement

Colocando motor 6cc no carro

Mensagempor marcelo.janssen em Dom Out 31, 2010 7:43 am

Pessoal, a alguns meses comprei um opala comodoro de um dos integrantes do forum (Favela), um comodoro cupe 87 preto 4cc. Assim que cheguei em casa já desmontei o carro e mandei para a restauração. Estou na fase final de lanternagem e o mesmo já deve ir pra pintura na proxima semana, entretanto, estou passando o mesmo para 6cc, e veio a dúvida.

tenho o motor 6cc já pronto, com pistões de 4" cabeça reta, comando 276, cabeçote rebaixado 1,5mm, tuchos mecânicos, entre outras coisas, ah, o motor é original a alcool. Daí a dúvida. Com essa configuração eu conseguiria usá-lo com um Tripla Carburação Solex 40 a gasolina? ou será necessário mandar niquelar a mesma para funcionar no alcool? existe alguem ai em MG que niquela estes buras pra mim?

A outra opção que tenho: são duas weber 446, uma a gasolina e a outra a alcool, eu mandaria niquelar a à gasolina e funcionaria as 02 a alcool no carro, ou compraria mais uma a gasolina e funcionaria com 02 a gasolina.

qual seria a melhor configuração
marcelo.janssen

Data de registro: Sex Set 14, 2007 6:19 pm
Ano de Modelo do Carro: 1987
Modelo do Carro: Opala Comodoro
Cilindros: 6 cilindros
Potência - Cavalos - CV: 270
Nome/Apelido do Carro: Black Diamont

Advertisement

Re: Colocando motor 6cc no carro

Mensagempor Cocones em Dom Out 31, 2010 10:42 am

marcelo.janssen escreveu:Pessoal, a alguns meses comprei um opala comodoro de um dos integrantes do forum (Favela), um comodoro cupe 87 preto 4cc. Assim que cheguei em casa já desmontei o carro e mandei para a restauração. Estou na fase final de lanternagem e o mesmo já deve ir pra pintura na proxima semana, entretanto, estou passando o mesmo para 6cc, e veio a dúvida.

tenho o motor 6cc já pronto, com pistões de 4" cabeça reta, comando 276, cabeçote rebaixado 1,5mm, tuchos mecânicos, entre outras coisas, ah, o motor é original a alcool. Daí a dúvida. Com essa configuração eu conseguiria usá-lo com um Tripla Carburação Solex 40 a gasolina? ou será necessário mandar niquelar a mesma para funcionar no alcool? existe alguem ai em MG que niquela estes buras pra mim?

A outra opção que tenho: são duas weber 446, uma a gasolina e a outra a alcool, eu mandaria niquelar a à gasolina e funcionaria as 02 a alcool no carro, ou compraria mais uma a gasolina e funcionaria com 02 a gasolina.

qual seria a melhor configuração

Fala Marcelo,

Sim, a tripla de Solex 40 seria compatível com sua configuração. A questão de niquelar os carburadores é para dar um maior tempo de vida util ao mesmo, já que o alcool é corrosivo, porém, nada impede de rodar nelas sem o tratamento adequado...
Duas DFV446? Sei não, eu prefiro a Tripla de Solex 40...

Abraços!

Obs.: Movi o tópico para area correta ok?
Opala Coupe 77 250-S / Chevette 76
Imagem
Cocones

Data de registro: Ter Mai 30, 2006 8:21 pm
Ano de Modelo do Carro: 1977
Modelo do Carro: Opala
Nome/Apelido do Carro: Maria Rosa

Mensagempor marcelo.janssen em Dom Out 31, 2010 6:28 pm

Valeu Cocones, desculpe por ter postado no local errado.
Então, eu tb prefiro a configuração com a tripa de solex, e o carro não andará muito na rua, vc acha que se trabalhar com elas sem niquelação elas suportarão bem? e a corrosão quecom certeza ocorrerá se usa-las no alcool, será num prazo curto ou dá pra usar por um bom tempo.
marcelo.janssen

Data de registro: Sex Set 14, 2007 6:19 pm
Ano de Modelo do Carro: 1987
Modelo do Carro: Opala Comodoro
Potência - Cavalos - CV: 270
Nome/Apelido do Carro: Black Diamont

Mensagempor Cocones em Dom Out 31, 2010 8:45 pm

marcelo.janssen escreveu:Valeu Cocones, desculpe por ter postado no local errado.
Então, eu tb prefiro a configuração com a tripa de solex, e o carro não andará muito na rua, vc acha que se trabalhar com elas sem niquelação elas suportarão bem? e a corrosão quecom certeza ocorrerá se usa-las no alcool, será num prazo curto ou dá pra usar por um bom tempo.

Que isso cara, sem problema nenhum :)

Quanto aos carburadores, o lance é o seguinte: Ele corroi o corpo se ficar muito tempo em contato com o álcool. Não é algo instantâneo entende?
Então, o que recomendo (e faço também): Nesta configuração é impossível rodar de bomba mecânica original, portanto, terá que usar bomba elétrica.
Quando for instalar a bomba elétrica, instale com uma chave dentro do carro para que você possa desliga-la com o motor ainda em funcionamento.
Porque isto? Simples, toda vez que for parar o carro por um tempo, você desliga a bomba elétrica, deixando assim o motor vai consumir todo o álcool da cuba.
Com isto não terá álcool parado, assim evitando uma boa parte da corrosão.
Fora isto é sempre interessante dar uma boa limpada e revisada em prazos menores de tempo (6 em 6 meses já está de ótimo tamanho).

Fazendo este procedimentos acima é garantia de que o Carburador, mesmo sem banho quimico, dure por muitos e muitos anos.

No mais é isto.
Abraços!
Opala Coupe 77 250-S / Chevette 76
Imagem
Cocones

Data de registro: Ter Mai 30, 2006 8:21 pm
Ano de Modelo do Carro: 1977
Modelo do Carro: Opala
Nome/Apelido do Carro: Maria Rosa

Retornar para Preparação